LIVRO: FAÇA COMO STEVE JOBS

Quando me decidi a seguir a carreira de docência e ensinar, seja em sala de aula, no escritório, numa roda de amigos ou num auditório, eu fiz o que toda pessoa sensata faz. Corri atrás do conhecimento necessário para tornar o meu trabalho mais eficiente. Agora eu tinha que aprender a me comportar e falar em público, aprender a me expressar com desenvoltura e transmitir ideias de maneira fácil, onde os ouvintes compreendessem tudo aquilo que eu gostaria de transmitir.
Um dos livros que adquiri (ganhei de presente), recomendado por um professor da pós-graduação, foi Faça como Steve Jobs e Realize Apresentações Incríveis em Qualquer Situação de Carmine Gallo (editora Lua de Papel). Um guia muito prático, na minha opinião, para ajudar a realizar apresentações. O livro foi muito bem formatado, de maneira, que o leitor consegue acompanhar e compreender todas as dicas. Eu li este livro e amei, aprendi muito como ele.

Enquanto eu lia o livro, me lembrava das apresentações que já havia assistido. Minha vontade era de doar um exemplar do livro para alguns dos palestrantes ou professores que infelizmente me fizeram assistir as apresentações mais entediantes e sonolentas da minha vida. Com slides carregados de textos, que dava dor nas vista, números e gráficos entulhados de dados e nenhuma conclusão. Palestrantes que liam o slide enquanto eu pegava no sono, palestrantes que traziam slides ilegíveis.
Mas o livro não era para eles, era para mim. Eu precisava aprender as lições daquele livro. Eu também não tenho muita habilidade para falar em público e a “duras penas” estou tendo que aprender a ser mais confiante, mais descontraído e mais organizado com minhas ideias. Quando dou aulas ainda tenho dificuldades em estruturar a aula para que ela fique o mais clara e simples possível. E outro ponto que me vejo errando é que me perco em algum ponto e acabo por passar uma imagem de que estou enrolando meu público, me falta confiança.
Mas falando do livro e não da minha pessoa, que é o objetivo aqui, eu dou nota dez para o livro. Pela sua simplicidade, um livro rápido de ler, e por conter informações muito relevantes para uma apresentação. Informações estas que muitas vezes deixamos de lado e acabamos por fazer apresentações medíocres.
Recomendaria este livro a todos que se interessam pela arte de falar em público e até mesmo para aqueles que não se interessam. Afinal, quem nunca precisou fazer um seminário ou uma apresentação na empresa. É sempre enriquecedor aprender e melhorar nossas habilidades. Principalmente quando se trata de comunicação, qualidade tão exigida atualmente.

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial