Esquema Arquitetural - J2EE

Meu último trabalho onde pude desenvolver um portal corporativo que atendia a demanda do RH (Cadastro de Funcionários, Aniversariantes, Reserva de Salas de Reunião e Controle da Biblioteca). Utilizando IDE do RAD (eclipse by IBM), SGBD SQL Server e WebSphere. Por conta do WAS e das políticas do cliente foi necessário adaptar alguns detalhes do projeto. 
Como optar por usar o Myfaces na camada de View (implementação JSF), porque o mesmo é nativo no WAS o que deu mais aderência e compatibilidade, evitando problemas futuros.
Uso de uma implementação tanto do Hibernate como do JSF em versões que não eram as mais atuais. E ajustes para usar o javassist.jar (problemas nas tabelas com auto-relacionamento). Tudo decorrente das bibliotecas nativas do WAS que estavam conflitando (WAS é um servidor bem robusto, porém bastante amarrado a alguns padrões) e como não havia ninguém experiente para configurá-lo corretamente, optamos por ajustar a aplicação.
Utilizar o Bootstrap por escolha do cliente, para mim era algo novo, gostei bastante deste recurso. Confesso que não sou muito hábil na parte de Designer.
Infelizmente não pude utilizar o Log4j, mas consegui criar uma classe que tratava tanto as mensagens que apareceriam na tela do usuário como gravar em banco de dados os logs.

Feliz porque conseguimos concluir o projeto em 6 meses, com o detalhe que terminamos com 1 mês antes do prazo inicial estimado.


Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial