Qual o Seu Objetivo?

Hoje acordei e fui caminhar como todas as manhã e refletir sobre as minha metas e realizações para o dia  como faço por costume. Minutos depois já em minha casa, usei o tempo para a leitura dos e-mails e notícias daquela manhã. Um dos e-mails me levou para o site da escola onde estudo, lá pude observar as minhas últimas notas e faltas atualizadas de cada disciplina que curso. Percebi que havia sido aprovado numa disciplina que mal lembrava o nome do professor enquanto noutra disciplina que muito me enriqueceu de conhecimento e da qual admirava o estilo didático do mestre em lecionar estava com a "corda no pescoço". A poucos centrímetros de ser reprovado.
Não vou falar sobre injustiças ou como este mundo as vezes é estranho e surpreendente. Meu objetivo é comentar hoje sobre os nossos objetivos.

A esola possui seus objetivos tais como: ser uma escola de renome, possuir um alto índice de alunos satisfeitos, alto desempenho em avaliações governamentais como o MEC, listar entre as 10 melhores escolas, etc. Para isso são impostos metodos que julgam ser eficazes no alcance desses objetivos, provas, controle de faltas, bibliotecas, corpo docente altamente qualificado, etc. Algumas dessas imposições recaem diretamente sobre o aluno gerando obrigações e deveres sobre os mesmos.
O meu objetivo principal como aluno desde que me matriculei na escola é aprender, absorver as sementes jogadas pelos professores e compartilhadas com meus amigos de sala de aula. Com o intuito de fazer estas mesmas sementes germinarem e darem bons frutos. Sinceramente não me importo com as faltas ou com as notas, isso para mim é vantagem para a escola que terá como medir ou avaliar seus alunos (mesmo que não tenham aprendido absolutamente nada). O que importa para a escola é ter um guia estatístico e recheado de números para mostra ao mundo o quanto seus gráficos são melhores que as concorrentes.
Por outro lado existem as pessoas que buscam como objetivo apenas mais um diploma para decorar a parede. Assim se sentiram melhores que os outros, assim como a escola necessitam de números e quanto mais melhor.
Aonde quero chegar amigo leitor, o mundo esta cheio de "indicadores", "medições" e "planejamentos estatísticos", estamos vivendo de números. Quem nunca ouviu a frase: sou apenas mais um número nas estatísticas. Estamos nos guiando por valores numericos e dados estatísticos, não possuímos mais objetivos próprios senão atingir metas e valores que enfeitam gráficos.
O MEC quer aumentar o numeros de crianças alfabetizadas no Brasil e esta conseguindo. Mas todos nos sabemos o baixo nível de alfabetização que estamos dando as crianças. Muitas talvez não sabem se quer ler após cincos anos numa escola. Pessoas querem atingir o "peso ideal", mais um número. E consequentemente acabam infelizes ou correndo atrás de mais um padrão que nunca existiu. Não estou criticando o controle do peso ou o esforço em acabar com os analfabetos, afinal esta ligado a qualidade de vida e bem estar pessoal. E é nesse ponto que chamo a atenção. Estamos preocupados em seguir padrões e números ou fazer parte das estatísticas ou queremos para nos mesmos o viver melhor.


Agora pergunto, e a qualidade?
Estamos gravando vídeos e tirando fotos para postar nas redes sociais e fazer parte dos ""felizes" ou estamos fazendo isso porque amamos a vida?
Estamos estudando para ter mais diploma que meus parentes ou para buscar um conhecimento que fará a diferença na minha vida e na de outros? (Fico contente quando descubro na história homens e mulheres que usaram  o seu conhecimento para beneficiaar a humanidade)
Estamos consumindo para fingir se melhor e mais bem sucedido do que meus vizinhos ou para o meu bem estar e comodidade?
Infelizmente o mundo esta carregado de padronizações e novos costumes advindos da revolução tecnológica. Alinhar nossos objetivos no mundo atual esta cada vez mais difícil. Eu observo uma sociedade mecanizada e cega. Nossos objetivos estão cada vez mais manipulados e mediocres.

Eu estou seguindo padrões ou sou livre para viver?

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial