O Senhor é o meu Pastor


o Salmo do Pastor Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas. Salmo 23:2
Não existe conjunto de palavras tão cheias de tranquilidade como estas: verdes pastagens e um lugar de águas tranquilas. O verdadeiro pastor se antecipa às necessidades das ovelhas. O pastor quer nos ver contentes, calmos e em descanso. Somente o pastor é que faz com que situações que de outra forma seriam torturantes e confusas terminem na direção certa.

“Em verdes pastagens me faz repousar.” Parece um imperativo de Deus ao ver nossa necessidade de intercalar atividade e períodos de descanso, e podemos visualizá-Lo falando: “Pare com essa corrida louca! Aonde você vai chegar?” Que tempo mais corrido o nosso! Levantamo-nos mais cedo, dormimos mais tarde, assim mesmo não temos tempo para fazer tudo o que queremos.
É quase como uma ordem de Deus falando para as ovelhas: “A caminhada foi longa e cansativa. Diminua o ritmo, cesse de correr sem o pastor.”
“Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos” (v. 5). Não importa a que hora do dia, as refeições devem ser momentos de paz e de confraternização. Se acontecer de você comer com o coração cheio de ansiedade e preocupação, vai perder até o apetite.
E como seria tomar uma refeição tendo os inimigos derrotados presenciando o banquete? Parece estranho. Mas é isso o que os reis do Oriente Médio faziam com os inimigos derrotados. Obrigavam-nos a sentar acorrentados e olhar de longe o rei fazendo a festa, celebrando a vitória. Frutas frescas e suculentas. Salgados apetitosos. Sucos da melhor procedência – e os derrotados apenas olhando.
Para o encerramento da Escola Cristã de Férias, a professora pediu a cada uma das crianças que memorizasse o Salmo 23 para recitá-lo no dia da formatura. Roberto, um menino que tinha nascido prematuramente, tinha dificuldades para memorizar.
No dia da formatura, lá estavam as crianças alegres, com suas becas, indo à frente e recitando o Salmo 23. Roberto seria o último. Estava nervoso e não parava de roer as unhas e os botões da beca. Quando chegou sua vez, deu um salto da cadeira, agarrou o microfone, limpou a garganta e disse com entusiasmo: “O Senhor é o meu pastor...”, e depois de alguns segundos terminou: “Isso é tudo o que eu preciso saber.”
Em seu belo livro, "Nada Me Faltará," Robert Ketchum conta sobre um professor da Escola Bíblica que perguntou às crianças de sua classe se alguma delas poderia citar todo o Salmo 23. Uma menina, bem loirinha, de quatro anos estava entre os que levantaram suas mãos. Um pouco cético, o professor tornou a lhe perguntar se seria, mesmo, capaz de recitar todo o Salmo. A pequena menina deixou seu lugar e veio até a frente. Encarando todos os colegas, ela começou:

— "O Senhor é meu pastor, e isso me basta."

A seguir curvou levemente o corpo em uma saudação, e retornou ao seu lugar. Aquela menina pode ter omitido alguns versículos, mas certamente conseguiu captar a essência do que havia no coração do salmista Davi.



É verdade, Deus é o nosso pastor e isso é tudo o que precisamos saber!

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial