Regras do Investidor - Trade

Vou descrever algumas regras que aprendi durante esses meus 7 (sete) anos de experiência brincando e me divertindo com o mercado de ações. Durante esses tempo usei meu tempo livre na leitura de muitos livros e artigos sobre o assunto. Desde de títulos comuns como até os mais específicos. Passando por algumas bibliografias e outros contendo temas que envolviam econômia e suas misteriosas curiosidades. Uns são ótimos para enriquecer a cultura, outros trazem muita informação valiosa para que quer se tornar um trade e já outros so servem para quem tem problemas de insônia ou como apoio de mesa.quem sabe um dia eu resolva comentar sobre cada um deles em específico. Segue alguns títulos que já tive a oportunidade de saborear.



  • Os Axiomas de Zurique de Max Gunther;
  • Teoria de Dow e Candles;
  • Estratégias Estatísticas em Investimentos de Ademir Xavier;
  • Os Segredos de George Soros e Warren Buffet de Tier Mark;
  • Caos e Complexidade, A Evolução do Pensamento Econômico de Illan Gleiser;
  • How I Made 2 Million in the Stock Market de Nicholas Darvas;
  • A Lógica do Cisne Negro de Nassim Taleb;
  • Uma Aula com George Soros;
  • Freedomnomics de John R. Lott.


Chega de enrolação e vamos as regras que tento praticar sempre que incorporo o lado trade da minha personalidade.

1- Sistemas mecânicos são ruins, porem melhor tê-los. 
Crie e busque automatizar suas estratégias de trade. Não viva como as ondas do mar que vão de um lado para o outro. Aprenda a disciplina dos orientais.

1.1 - Siga sua estratégia (sistema de trade).
De que adianta ter um sistema se você não acredita nele e o despreza. Faça como se fosse sua mulher, agrade, namore e envolva-se totalmente com seu sistema. Senão vai ser traído.

1.2 - Monitore seus investimentos.
Avalie sempre seus investimentos e seu sistema de trade. O mundo é dinâmico, tudo muda.

2 - Tenha personalidade.
Seu sistema de trade têm o dever de fazer parte do seu mundo, deve ter a sua idêntidade. Aprendo com os outros, mas nunca copie o sistema dos outros sua Maria vai com as outras.

2.1 - Assuma a responsabildade.
NÃO se mova pela "dica" de outros (analista, gurus, amigos, parentes, amantes, etc).

2.2 - Assuma seus erros.
NÃO culpe os outros pelas sua falhas, e não culpe o mercado ou uma empresa por que você perdeu dinheiro.

3 - Treine constantemente seu lado emocional.
Por experiência própria, isso pode de levar a gastar dinheiro no divã de um psicologo. Um trade tem um desgaste muito forte no lado emocional.

3.1 - Coma o Filé Mion. 
Ou como diria meu colega Felipe: "To na crista da onda!". Isto esta muito relacionado ao emocional (expectativas e anseios, frustrações e medos). Saiba quando abrir e quando fechar uma posição (timing).

3.2 - Nunca tema ser a minoria.
Conheci muitos que compraram na euforia do povão e depois ficaram choramingando. Surfar na onda é maravilhoso (seguir tendência), mas saber quando entrar e sair da onda é a galinha dos ovos de ouro.

5 - Mercado é igual mulher.
Como na letra dos Raymundos: "mulher de fases".
Boom e Crash são normais, sejam gerais ou por setor (telecom, industria, alimentício, químico, etc) sejam curtos ou demorem anos. Aprenda a se comportar de maneira a ser feliz em todos os momento.

6 - Seja uma pessoa antenada.
Observe as notícias e tudo que gira ao seu redor. Mais importante, saiba usar a notícia a seu favor.

7 - Não diversifique.
Mantenha o foco em um ativo por vez. Existem estudos que mostram que diversificar atrapalha e aumenta o risco de fracasso. Resumindo, não complique.
Obs.: grandes investidores não se encaixam nessa regra, mas este é outro assunto.

8 - Sobreviver é preciso.
Preserve o seu dinheiro. Lembre-se de que as probabilidades estão contra você. Quando você entra na brincadeira uma parte a corretora arranca do seu bolso outro pedaço fica para o governo. É assim mesmo, mal colocou o dindin na mesa e uma parcela já evaporou. Então olho vivo amigo. Como eu costumo dizer:  "investir é um grande ato de caridade". Você primeiro alimenta um bando de corretores, analista financeiros e políticos e depois com o que restar você investe e tenta recuperar o que perdeu. É o preço do direito de brincadeira no mercado.

8.1 - Diminua ao máximo a corretagem e os impostos.
Sempre que possível busque gastar menos nesses dois ítens.

8.2 - Evite fazer emprestimos ou margens.
Não arisque o que você não possui. Ninguem ganha com isso, na minha opinião apenas serve para criar dinheiro falso e alimentar o mundo de oportunidades irreais que nutrem o endividamento e a dependência. Não sou contra a alavancagem consciente, porem sou contra a massificação da agiotagem.
Melhor um pobre livre do que um rico escravo.



Desculpe se o texto não esta com boa qualidade, foi escrito em poucos minutos enquanto meditava sobre o assunto.

Abraço a todos !!

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial