LIDERANÇA : PRECISAMOS DE GERENTES OU LÍDERES?

ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL QUE SE FAZ NECESSÁRIO REPENSAR A VARIÁVEL LIDERANÇA, DENTRO DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA E GLOBAL. UMA ORGANIZAÇÃO SEM LIDERANÇA TERÁ, CADA VEZ MAIS, DIFICULDADE DE COMPETIR, NA MEDIDA EM QUE FICA REDUZIDA SUA CAPACIDADE DE ENFRENTAR MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS, IMPERATIVO EM NOSSOS DIAS.





WARREN BENNIS, UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS EM LIDERANÇA, EXPLICA QUE OS PROBLEMAS ATUAIS QUE VIVEMOS NÃO SERÃO RESOLVIDOS SEM ORGANIZAÇÕES DE SUCESSO, E ESTAS, POR SUA VEZ, NÃO PODEM LOGRAR ÊXITO SEM UMA LIDERANÇA EFETIVA, CAPAZ DE RESPONDER A CONDIÇÕES INSTÁVEIS E CONTURBADAS. ASSIM, A LIDERANÇA PASSA A SER A FORÇA SUBJACENTE AJUDANDO A ORGANIZAÇÃO A DESENVOLVER UMA VISÃO DO QUE PODE SER E DEPOIS DIRECIONANDO A MUDANÇA PARA ESSA NOVA VISÃO.

AQUI, FAZ-SE NECESSÁRIO DIFERENCIAR ADMINISTRAÇÃO DE LIDERANÇA E GERENTES DE LÍDERES. ADMINISTRAR IMPLICA EM MANTER EM PLENO FUNCIONAMENTO UM SISTEMA OU UMA ORGANIZAÇÃO (ESTRUTURA, PROCESSOS, ESTRATÉGIAS, CONTROLES, PRODUTOS ETC.) JÁ EXISTENTE, ASSEGURANDO QUE TUDO SEJA FEITO DE ACORDO COM OS PADRÕES ESPECIFICADOS E ORÇAMENTOS FIXADOS. LIDERAR JÁ É O PROCESSO DE CRIAR NOVOS SISTEMAS E ORGANIZAÇÕES, OU ENTÃO, DE FACILITAR E PROMOVER A MUDANÇA EM ALGO EM FUNCIONAMENTO, VISANDO INOVAR E MELHORAR, EM SINTONIA COM AS CONDIÇÕES MUTANTES DA ECONOMIA E MERCADO.

ANALISANDO COMO PROCESSO, A ADMINISTRAÇÃO ESTÁ VOLTADA PARA AS FUNÇÕES DE PLANEJAR, ORGANIZAR, ELABORAR ORÇAMENTOS, CONTROLAR, CONTRATAR PESSOAL E FORNECEDORES E RESOLVER PROBLEMAS JUSTAMENTE DOS CASOS EM QUE OS PADRÕES ESPECIFICADOS NÃO FORAM ATINGIDOS. JÁ A LIDERANÇA ESTÁ ASSOCIADA À DEFINIÇÃO DOS RUMOS QUE A ORGANIZAÇÃO DEVE TOMAR, CRIAÇÃO DE UMA VISÃO DE FUTURO, À CAPACIDADE DE INSPIRAR PESSOAS PARA O ALCANCE DE OBJETIVOS E, PRINCIPALMENTE, ACEITAR E IMPLEMENTAR NOVAS IDÉIAS QUE TRAGAM INOVAÇÕES E BENEFÍCIOS A TODOS.
DENTRO DESSA PERSPECTIVA, PODEMOS CONSIDERAR QUE OS GERENTES ESTÃO VOLTADOS PARA MANTER O "STATUS QUO", CONTROLANDO PARA QUE O PROCESSO PREESTABELECIDO SEJA MANTIDO. JÁ OS LÍDERES ESTÃO VOLTADOS PARA O PROCESSO DE MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO DESAFIANDO O "STATUS QUO", EM SINTONIA COM AS TENDÊNCIAS E CONTEXTOS AMBIENTAIS, LEVANDO A ORGANIZAÇÃO À BUSCA DE NOVAS POSSIBILIDADES E NOVOS CAMINHOS.

ASSIM, A NECESSIDADE DE LIDERANÇA DEPENDEFUNDAMENTALMENTE DA QUANTIDADE DE MUDANÇA NO AMBIENTE EXTERNO. À MEDIDA QUE O CICLO E A VELOCIDADE DA MUDANÇA AUMENTAM (E O CASO ATUAL E PERSPECTIVA FUTURA) A NECESSIDADE DE LIDERANÇA, TAMBÉM AUMENTA.



DESSA FORMA, EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE GERENTES E LÍDERES, CONSIDERANDO COMO DIFERENÇA MARCANTE ENTRE AQUELES QUE DOMINAM O CONTEXTO E AQUELES QUE SE RENDEM A ELE, OU SEJA, AQUELES QUE SÃO TRANSFORMADORES E AQUELES QUE SÃO MANTENEDORES. WARREN BENNIS FAZ UMA INTERESSANTE COMPARAÇÃO ENTRE GERENTES E LÍDERES:


  • O Gerente Administra, O Líder Inova;
  • O Gerente Mantém, O Líder Desenvolve;
  • O Gerente Prioriza Estruturas E Sistemas, O Líder Prioriza Pessoas;
  • O Gerente Depende De Controle, O Líder Inspira Confiança;
  • O Gerente Tem Uma Visão De Curto Prazo, O Líder Perspectiva De Futuro;
  • O Gerente Pergunta Como E Quando, O Líder O Que E Por Quê;
  • O Gerente Imita, O Líder Inventa;
  • O Gerente Aceita O "Status Quo", O Líder Desafia;
  • O Gerente É Um Bom Soldado Clássico, O Líder É Seu Próprio Comandante;
  • O Gerente Faz As Coisas Direito, O Líder Faz As Coisa Certas.
  • "Gerentes São Importantes. Líderes São Essenciais". Nesse Momento De Mudanças e Transformações em Que Vivemos, Sua Empresa Tem Mais Gerentes Ou Líderes?



Data De Publicação:29/07/2003

Nelson Marinho Bensen é Diretor da Borgroup Consultoria , Professor dos cursos de pós graduação da Universidade Mackenzie, FIAP e palestrante sobre Inovação Gerencial.

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial