Ganhando Dinheiro com o Desespero Alheio

Publicado originalmente no blog: O pequeno investidor

Autor: Fábio Portela



Sabe por que você pode ganhar muito, muito, muito dinheiro investindo em ações? Primeiro, a resposta bonitinha: porque você pode ser sócio de excelentes empresas e, ao longo dos anos, lucrar com o aumento de rentabilidade delas. Essa é a resposta politicamente correta, que todo mundo conhece. E dá certo também. Agora, a resposta que muita gente detesta: porque você pode ganhar dinheiro com o desespero alheio.

Gostou? Parece meio mesquinho, coisa de gente sacana, que não está nem aí pros outros, né? Mas não é verdade. Pense por esse lado: a única coisa que você pode controlar na sua vida é a sua resposta frente ao que as outras pessoas fazem. Você não pode controlar o que os outros vão fazer. Pense em quantos conselhos sensatos você já deu para seus parentes e amigos e no efeito do conselho sobre as ações deles. Tenho certeza que, muitas vezes, eles continuaram a fazer o que teriam feito se você não tivesse falado nada para eles. Concorda?




Da mesma forma, você também não pode controlar o mercado de ações. Esqueça a ideia, disseminada por todo canto, de que alguém pode prever o comportamento do mercado. Ninguém pode fazer qualquer tipo de previsão porque o mercado, ao contrário do que muitos economistas acham, é absolutamente irracional. Às vezes, o lucro de uma empresa dobra e as ações dela caem porque os analistas de mercado esperavam que o lucro subisse 102,5%, apenas 2,5% a mais do que o que ocorreu de fato. Ao invés de pensar que a empresa é fantástica, por ter conseguido dobrar o seu lucro, muitos especuladores temem que a empresa não seja tão eficiente assim: afinal, subiu 2,5% a menos do que todo mundo esperava!!! Outras vezes, o mercado começa a desabar sem motivo algum: um país sem qualquer relevância econômica declara a moratória e todo mundo começa a achar que o mundo inteiro está falido e desandam a vender ações, resultando numa queda absurda nos preços. Às vezes, acontece o contrário. Uma notícia positiva, mas sem qualquer relevância prática, faz com que o bom humor do mercado leve o preço das ações às alturas.

Enfim, esqueça a ideia de prever o mercado de ações. O máximo que você pode conseguir tentando fazer isso é um transtorno bipolar. O que você pode fazer, então? Reagir ao que está acontecendo no mercado. Se o mercado está desesperado, compre o desespero dele. Às vezes, os preços de ações de uma empresa fantástica vão ao chão por causa de boatos sem fundamento algum, gerando uma oportunidade imensa de comprar o ativo. O que os analistas técnicos dizem? “Não se meta com esse ativo, porque ele acabou de romper um suporte importante e a tendência agora é de queda!”. O que eles estão tentando fazer é prever o comportamento futuro do mercado, e esquecem de que a queda no preço pode ter sido absolutamente irracional, quando avaliamos o valor intrínseco da empresa. Se, ao invés de tentar prever o que o mercado vai fazer nos próximos dias ou semanas, você se concentrasse no fato de que a queda foi irracional e de que o preço das ações está abaixo do valor efetivo da empresa, teria aproveitado a oportunidade para comprar as ações!

Exemplo disso aconteceu no meio da crise de 2008. As ações da Ambev chegaram a ser negociadas a R$ 80,00 cada uma, e hoje estão cotadas a mais de R$ 230,00 (AMBV4), quase 200% a mais. E o preço despencou sem motivo, já que a lucratividade da empresa não foi nem um pouco abalada pela crise. Pelo contrário, o lucro da empresa já é bem superior, hoje, ao de 2007 assim também com várias outras empresas, cujas cotações despencaram sem qualquer razão a não ser o desespero dos outros.


Por outro lado, também é importante reconhecer quando o mercado está eufórico. Em alguns momentos, as ações sobem sem qualquer motivo aparente que não o próprio otimismo das pessoas. A cotação da ação alcança um índice P/L superior a 30 sem que haja perspectivas de crescimento do lucro da empresa forte o suficiente para justificar os preços. Aqui, também, você não pode prever o futuro. Os analistas passam a prever um futuro dourado para a empresa, sem qualquer problema, e dizem que o único rumo das ações é para cima. O ideal, nesse caso, é vender o otimismo alheio, e embolsar os lucros.


E você, está preparado para comprar o desespero alheio?

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial