Deploy e café

Ontem fui questionado e "apanhei" porque a aplicação que foi para o ambiente de testes unitários não funcionava. Sou o desenvolvedor e ate então tudo estava rodando perfeitamente, quando implantaram meus fontes no novo ambiente a coisa parou de funcionar. Corri atrás do prejuízo e como não tinha nada nos logs, resolvi implementar um mecanismo de log mais rigoroso com o objetivo de entender o que estava acontecendo.  Qual o erro eu pegaria na aplicação.
Solicitei novo deploy do aplicativo e voi a la... o aplicativo funcionou. Nada foi alterado senão na parte de tratamento de erros e geração de logs. Isso me levou a acreditar que fizeram zerda no deploy anterior e causou todo um stress no meu lado.
Como nao sou responsável pelo processo de deploy levo bronca pelo descuido dos outros.
Não gosto desta divisão de trabalho onde cada grupo isolado cuida de uma parte do mesmo sistema. Querem transformar tudo em linha de produção e não se dão conta das dificuldades reais que surgem. Eu como desenvolvedor acabo respondendo por todo o processo mesmo não sendo aplicável a mim pois não tenho domínio do todo mas me torno dono da aplicação e responsável pela mesma. Os outros grupos como de testes ou de homologação ou de implantação apenas cumprem tarefas sem entender o sistema de verdade.
Quando imagino uma equipe, penso em um grupo unificada que trate a criação do software como um todo. Todos trabalhando e entendendo o processo como um todo e não ilhas de efetuadores de tarefas específicas e sem significado num contexto mais amplo e geral.

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial