OOP - Definições de Classe
Breve definição sobre as classes em uma Programação Orientada a Objetos (OOP). Arquitetura esta que consiste em modelar o mundo real através das chamadas classes. Para então transferir as entidades existentes do dia-a-dia (aluno, carro, nota fiscal, países, livros, geolocalização, etc) para o mundo da computação, podendo assim armazenar e manipular tais dados e informações para um determinado propósito final.
Cada classe ira conter atributos (variáveis) e métodos (comportamento).
Atributos: O que é ou representa?
Estamos aqui falando de dados e informações, como uma sacola que guarda temporariamente tais dados. A união desses dados representa algo do mundo real.
Ex.: Imaginando uma classe aluno, que em tempo de execução (objeto) pode representar o aluno João Silva.
Métodos: O que pode fazer? Ou como se comporta?
Toda a lógica do sistema com seus algoritmos que representam regras do negócio ficam nesta parte.
Ex.: Imaginando a mesma classe aluno, qualquer aluno pode visualizar suas notas ou faltas através do sistema.
Cada classe ira conter atributos (variáveis) e métodos (comportamento).
Atributos: O que é ou representa?
Estamos aqui falando de dados e informações, como uma sacola que guarda temporariamente tais dados. A união desses dados representa algo do mundo real.
Ex.: Imaginando uma classe aluno, que em tempo de execução (objeto) pode representar o aluno João Silva.
Métodos: O que pode fazer? Ou como se comporta?
Toda a lógica do sistema com seus algoritmos que representam regras do negócio ficam nesta parte.
Ex.: Imaginando a mesma classe aluno, qualquer aluno pode visualizar suas notas ou faltas através do sistema.