Filosofia Trade: Movendo-se como a Água


A pouco mais de três anos atrás após perder metade dos meus recursos financeiros devido à tomada de decisões precipitadas alinhado ao pouco tempo que possuía para acompanhar os investimentos. Decidi reformular meu plano estratégico de compra e venda em ações da bolsa de valores.

São os momentos de derrota e crise que nos obrigam a refletir e reavaliar nossas posições e estratégias. Infelizmente somente após levar um belo cruzado de esquerda e beijar a lona que notamos que nosso estilo de defesa esta falha e limitada.




Conhecei a estudar novamente alguns conceitos que já aprendera e busquei novas fontes de informação com o intuito de corrigir meus erros. E evitar se perco novamente no mesmo golpe. Era obrigado a aprende a me esquivar daquele belo cruzado de esquerda se desejasse continuar nos investimentos.
Como estava muito ocupado com minha carreira na engenharia, necessitava de uma estratégia que não me impactasse caso ficasse ausente do mercado por alguns dias.

Perdi muito justamente porque em uns poucos dias que me desliguei do mercado e não usei stop de perda ou proteção, as ações que possui em mãos despencaram sem ao menos eu perceber. E quando descobri já erra tarde demais. Na época tinha abandonado um pouco a prática dos stops de perda ou proteção automatizados, devidos a falhas e problemas em tentativas anteriores.

Após muito pensar, imaginei que não mais tentaria dominar o mercado ou prever o mesmo ou impor regras rígidas conforme o usual de um analista gráfico. Apenas me moveria conforme o mercado e seguiria seus passos, como numa dança buscaria me alinhar aos movimentos do mercado. Ao comprar uma ação qualquer você tem dois caminhos.
Caso suba, perfeito! Programo um stop de proteção a um valor x% do valor ultimo valor real da ação (dependeria do grau de risco/retorno assumido). Esse stop seguiria o valor do ativo, conforme o exemplo abaixo.

Cenário de alta

C (Valor de Compra): R$ 10,00
RRA (Valor de Risco/Retorno Assumido): 2,00%
SP (Stop de Proteção): C – ( C * RRA ) = 10 - ( 10 * 0,020 ) = R$ 9,80

Valor do ativo sobe no primeiro dia para: R$ 10,20
SP = R$ 10,00

Valor do ativo sobe no segundo dia para: R$ 10,49
SP = R$ 10,28

Valor do ativo sobe no terceiro dia para: R$ 10,50
SP = R$ 10,29


Caso desça a ladeira, complicou! O stop de proteção pode ser atingido e saio do mico, mas isso somente funciona em mercados de alta e otimismo da massa. E um mercado de baixa você acumulara muitas perdas consecutivas e quase nenhum ganho. Para mercados em queda existem ótimas alternativas que utilizam estratégias com o uso de opções.

Esse stop evita que se venda um ativo que gera ganhos de maneira precipitada incrementando sua margem de lucros. Volta a repetir isso é apenas uma maneira de acompanhar o mercado em alta com maior eficácia. Parece bobo mais é melhor que fibonacci e outras regras que vejo aplicadas que podam seus ganhos de maneira estúpida. Tentar prever reversões, topos e fundos é uma tarefa ardua e ariscada.

Cenário de baixa

Bom, agora vem à parte difícil. Como eu disse a idéia era acompanhar o mercado. Assim como a água se molda e tem o poder de transpor as barreiras usando sua fluidez para driblar e contornar os obstáculos. Resolvi que no caso de queda no valor da ação eu passaria a ponto dos compradores. Enquanto despenca eu compro. George Soros costuma testar o sistema comprando sempre pouco no inicio. Comecei a comprar aos pedaços, mantendo sempre uma reserva de dinheiro para nos eventos de queda eu ter bala na agulha para continuar comprando. Assim estou sempre seguindo o preço mais atual, nunca deixando que meu prejuízo aumente de forma gigantesca (falando em percentagens).
Talvez você já tenha pensado, e se o dinheiro acabar e a ação continuar em declínio, o que eu faço? Aqui entra muitos fatores tais como: a quantia de dinheiro disponível, o tamanho da queda do seu ativo em especifico, possíveis recessões ou crises globais que diminuem o poder de recuperação no cenário geral, o quanto você pode esperar para vender um ativo.
Essa estratégia me manteve sem perder um centavo ate hoje. Porem como eu sempre comento tudo depende do seu perfil. Como eu não tenho muito tempo para acompanhar o mercado, jamais faria Day-Trade ou Swing-Trade. E como não tenho problemas com o tempo e tenho uma profissão que me sustenta não me importo em ter lucros constantes para me manter e não morrer de fome. Mas confesso que quando você não pode mais comprar e o ativo continua depreciado dói muito na alma, um verdadeiro teste de paciência. O risco aumenta exageradamente ao se comprar num mercado em queda (você esta assumindo o risco).


Conclusão, minha idéia é seguir o mercado tal como a água segue seu percurso, seja na alta ou seja na baixa. O lutador e ator Bruce Lee usava uma filosofia nas artes marcias de movimentar-se com flexibilidade adptando-se ao adversário e vence-lo.



Por favor, senhores não estou dando nenhuma aula de investimentos somente estou descrevendo uma de minhas experiências como acionista. Então, como todos dizem no final, não me responsabilize pelas suas decisões.

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial