Imprevisibilidade e o Mercado

Andei lendo o livro: A Lógica do Cisne Negro de Nassim N. Taleb; e presenciei em uns dos capitulo a seguinte história.

O Conto do Peru

Existia numa fazendo um peru que todos os dias era bem tratado pelo dono da fazendo. O dono servia ao peru um belo prato de refeição todos os dia. Fazendo com que o peru desenvolve-se um logica de confiança com seu dono. E esta confiança crescia a cada dia. Porem chegou o dia de ação de graças, e a mesma mão que o alimentara por tanto tempo neste dia torceu-lhe o pescoço, infeliz peru. Segundo o autor do livro, o peru jamais imaginaria atraves do conhecimento adquirido nas experiências anteriores que este funebre final aconteceria.

Depois de refletir na leitura dos primeiros capitulos do livro e juntando minhas experiências (olha eu dando uma de peru) no mercado acionário. Cheguei a seguinte conclusão.

O ser humano é um animal dotado do "falso imprevisível". Imprevisivel porque eu nunca sei quando meu vizinho vai resolver mudar a cor da sua casa ou quando minha namorada vai me deixar ou se meu carro sera roubado (infelizmente meu amigo passou por esta experiência a alguns dias atrás). É claro que as pessoas deixam pistas sobre suas futuras escolhas. Um homem inteligente e sensato perceberia o rumo de seu relacionamento com sua esposa não vai bem, antes que tudo acabe. Sabemos que as ruas de São Paulo são perigosas e oferecem riscos como roubos de carros. Neste ponto surge a qualidade da sensibilidade e observação que faz toda a diferença na vida, em todos os sentidos. Previnindo alguns transtornos, mas não evitando 100% dos problemas na minha opinião.

Falso porque eu imagino que existe uma medida de previsibilidade conforme se aumenta o seu vinculo com o outro lado. Se eu estou "jogando aberto" em meu relacionamento amoroso. Me preocupo em ouvir minha namorado. Eu consigo gerar um ambiente de estreitamento entres nos dois. Isto me favorecerá no sentido de desvendar os pensamento mais profundo da minha garota. (Mesmo assim ainda corro o risco de estar sendo enganado.. rsrs). Quando mais converso com meu vizinho é provavel que eu descubra os planos dele para o futuro. Quanto mais eu busco informações sobre o mercado acionário e pesquiso informações sobre as empresas eu consigo diminuir o imprevisivel. MAS NÃO CONSIGO ELIMINAR 100%.

Como o mercado de ações é movimentado pelo força da decisão de pessoas e softwares programados por pessoas logo o mercado é "falso imprevisivel". Podemos descobrir movimento de alta ou baixa no sistema, mas nunca teremos certeza com relação a estes movimentos. É o caso dos muitos erros acometidos por tantos investidores.

Analises tecnicas e fundamentais são importantes ao passo que nos deixa proximo do mercado. Diminuindo o impacto do imprevisivel sobre nossos negocios. Porem não extinguem o perigo, os erros continuaram acontecendo em menor escala (supondo que as suas analises sejam eficientes). Tambem acredito ser importante para um investidor o talento em administrar o que se tem em mão. O seu tempo, dinheiro, informações, ações, bens, contatos, amigos, etc. O que considero como administrar o imprevisivel. Se Deus te da centavos administre os centavos se Deus lhe da milhões administre os milhões.

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial