Fast Food e alguns comentários

Almoçando num destes fastfood na semana passada. Percebi o quanto invisíveis somos para estes estabelecimentos. Minha intenção não é reclamar, afinal, eles atendem um determinado nicho do mercado. Quero apenas expor a impressão que obtive nesta experiência.

Primeiro eles vendem, uma limitada opção de alimentos. Geralmente com pseudónimos de fácil lembrança (números, nomes de países, nomes de musicas, etc). Poucas opções de bebidas também, tudo para ser rápido e pratico. Assim como vender cachorro-quente na rua ou pastel na feira, é um comercio alimentício bem focado que vai direto ao ponto.

Ao chegar na fila do pedido, esteja preparado, pois as atendentes odeiam clientes que demoram na escolha ou que tenham alguma duvida a ser sanada. Essas atendentes parecem maquinas: qual seu pedido senhor(a)?, acompanha isso ou aquilo>?, bebida?... (parece um furação) próximo... se você demorar elas mesmas escolhem.. por você. A lei é ser "fast". Ao chegar no caixa, a pessoa que ali esta, jogo uma bandeja na sua frente, sai catando os itens. Itens esses feito em seria, numa linha de produção frenética. Lança um punhado de batatas na bandeja, a bebida o lanche e quase te expulsa da frente dela. Pode sair senhor, seu pedido já esta pronto... empurrando a bandeja para o seu lado... (um cai fora educado). Isso é claro depois que eu já havia pago a conta, que para minha opinião teve um valor alto demais e comparação ao que recebi em troca.

De resto era somente eu comer e ir embora do estabelecimento. Igual uma pastelaria, sem a criação de vínculos (algo que cative o cliente a retornar) com o cliente. Os dois únicos vínculos é a ideia de se tornar "cool" ao frequentar lugares como esses. Esses lugares vendem essa ideia e nada mais. Afinal o lanche que oferecem não possui nada de especial e o atendimento menos ainda, isso é um fato. E o outro vinculo é a ideia, para aqueles que não apreciam uma boa dieta e não vem prazer no alimento que consomem, a velocidade como tudo acontece. Muitos parecem odiar tanto o ato de comer, que desejam comer o mais rápido possível, como se o alimento fosse uma maldição dos deuses. Tudo é mais importante, o trabalho, a academia, o curso, enfim, não se trabalha para depois se deliciar numa refeição saborosa junto aos amigos e familiares.

Enquanto comia meu lanche, pensei:
porque eles não trocam as atendentes por computadores?
Iguais aos computadores de um caixa eletronico ou computadores interativos disponíveis em alguns shopping center. Com menus toch-screen de fácil manuseio, para evitar a criação de filas. Computadores que registrariam seu pedido, já que as escolhas são simples devido as poucas opções do cardápio. E na mesma maquina você poderia pagar usando um cartão, o problema seria não poder atender todas as formas de pagamentos. Depois apenas aguardaria seu pedido ser entregue no balcão. Quem sabe assim diminuiria o valor do lanche.

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial