Falso Cristianismo

"E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." (Mateus 21:12-13. e também: Marcos 11:15-17 ou João 2:13-17).

Nos tempos em que Jesus viveu, muitos trataram a religião como um simples ritual. Muitos judeus (não todos, porque existiam aqueles sinceros) seguiam os preceitos, as leis e os mandamentos vindos de Deus e passados através dos patriarcas e dos profetas de forma vazia. Sem conhecerem realmente o que estava por trás de tudo, ou melhor, sem conhecerem quem tornava puro e validava tudo aquilo. Tradições, ritos mecanizados e atitudes baseadas nas obras humanas, não compreendiam o real propósito e a verdade por trás de seus rituais.
A frieza era tamanha com relação as coisas sagradas que imperava a desordem e total falta de respeito e senso de pureza dentro da casa de oração. E os sacerdotes que eram os responsáveis em zelar pelo templo, deixavam que toda o bagunça fluísse normalmente e ate incitaram matar a Jesus pela sua atitude corajosa diante dos mercadores que tornavam a casa de oração uma feira.

Isto não era novidade em Israel, em vários momentos os lideres religiosos falharam e fizeram outros tropeçar.

"Porque desde o menor ate o maior, cada um se dá a avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. Curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz." (Jeremias 6:13-14).

"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos. Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos."
(Malaquias 2:7-8).

Minha intenção não é dissecar os escritos bíblicos mas sim trazer para nosso tempo e compararmos com os dias atuais. Quero trazer se possível a reflexão sobre quantas vezes praticamos um cristianismo vazio, falso e impuro perante Deus. E quantas vezes somos levados a ações mecanizadas e tradições fúteis sem entendermos o real proposito daquilo que praticamos. Infelizmente as fileiras de muitas igrejas estão cheias de robôs pré-programados sem vida e animais domesticados sem escolhas permitindo que a desordem reinei e as trevas domine o ambiente. E os púlpitos estão carregados de falsos mestres ou anti-cristos.
  • Estamos agindo como aqueles vendedores no templo que fazem do cristianismo um comercio, um meio de sobrevivência?
  • Estamos agindo como aqueles que iam ao templo e compravam ali seus animais para sacrificar a Deus, sem se importar com a desordem e a irreverencia?
  • Estamos agindo como aqueles que praticavam seus rituais no templo sem compreender o proposito e finalidade do mesmo?
  • Fingimos que esta tudo em paz mesmo sabendo que as coisas estão caminhando para o lado errado, por causa do medo ou da inércia?

Fico triste ao observar igrejas onde os lideres usam a bíblia no púlpito, mas de nada sabem do que ali esta escrito e fazem do culto uma maldição para os ouvintes. Muitos são iludidos, e outros se deixam iludir em busca de curas vãs, enriquecimento material, posição social, sociabilização, entre outros. Existe como nos tempos bíblicos a mesma desordem e desrespeito para com as coisas de Deus. Muitos levam o Cristianismo como uma simples diversão ou passa-tempo, sem preocupar-se com as implicações que incorrem sobre os que decidem segui-lo. Não buscam de forma sincera a sabedoria do alto, não enxergam a salvação e vida nova que Cristo nos da de graça. Outros fazem do Cristianismo uma fonte de renda, outros um poço dos desejos, onde é só pedir e depositar umas moedas, que tudo se realiza.

Apesar do problemas decorrentes creio que existam as pessoas sinceras que tratam o Cristianismo da forma correta e pura, assim como também possuam lideres realmente consagrados a Deus, que são uma benção para suas ovelhas. Mas são uma minoria e difíceis de se encontrar em nossos dias. O que implica que ser cristão não é tarefa fácil. O cristão não é a onda do momento ou o mais popular e ainda corremos o risco de sermos enganados pelos que se dizem nossos irmãos na fé, por isso a bíblia nos estimula a vigiar e orar.

Concluo que é importante buscar o conhecimento e a sabedoria que vem do alto, uma sabedoria capaz de transformar vidas e salvar almas da prisão do pecado. Essa luz nos manterá longe dos falsos ensinamentos que se propagam em nossa sociedade. Nunca desanimando nesta caminhada, porque, temos um auxiliar especial para nos guiar na verdade, o Espirito Santo. Aquele que almeja de forma sincera e sem interesses alcançar a salvação tenho certeza que o Espirito Santo trabalhara na sua vida.

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacifica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” (Tiago 3:17).


Seja nossa caminhada cristão verdadeira, transformadora e util para a salvação.


"Deus se reconciliou com o homem."

Postagens mais visitadas deste blog

Python - Fatorial